sexta-feira, 5 de agosto de 2011

A parábola do semeador - Heloisa Mitke

Jesus nos revela através desta parábola que a visão de reino não esta contido em solo geográfico e sim no solo espiritual embora se utilize deste solo terreno para nos ensinar enquanto grãos que somos ,como deve ser nossa terra.
Temos que entender que para o plantio, o solo tem que ser preparado , arado , adubado pelo senhor . Ele vem tirar os pedregulhos , as raízes mortas , as cinzas, resíduos que não são biodegradáveis pois não são amassados , contaminam todo o solo.
Sabemos que devemos afofar a terra com nossos joelhos, molhar -lo com nossas lágrimas que vêm do espírito santo, em postura de humildade.
Humus significa terra, o trigo a semente que se verga para deixar cair a semente que é a palavra na terra ,pronta para recebê-la.
Quanto ao trigo,suas hastes se parecem com o joio- erva daninha- e não podem ser cortadas até a hora da colheita.
O joio fica ereto , o trigo se verga , assim toda palha é ceifada e permanece o trigo.
O joio , os incrédulos , os indecisos, os mentirosos , os soberbos crescem lado a lado no campo – mundo
Deus permite esta junção para que se possa ver as discrepâncias de comportamentos .
Muitas vezes deus dá chance ao joio de se tornar trigo por sua misericórdia, mas quase sempre , ele é renitente e vaidoso acha que pode se igualar ao trigo, sem humildade.
Deus permite que eles fiquem perto por algum tempo , da mesma maneira que o lavrador, quando tolera as ervas daninhas crescendo juntas no campo para que o trigo não seja arrancado com elas . Entretanto na hora da colheita , do juízo, o joio será arrancado e jogado fora.
Devemos estar prontos para esta ocasião com convicção de que seremos o trigo mais puro.
Na hora da ceifa ao se dobrar , facilita a ceifa do joio. A haste deste esta erguida , rígida , inflexível e é cortada por sua falta de fé e reverência ao deus altíssimo – o dono de toda terra e suas plantações. É o dono das árvores da vida que somos nós .
Faz brotar a semente e faz secar.
Faz crescer as árvores e faz secar.
Hoje em dia existem cristãos falsos e verdadeiros nas igrejas , mas devemos ter cuidado nos julgamentos , porque somente cristo está qualificado para fazer a separação , nós temos que servir de apoio , quem
Dá a última palavra é deus !
Se houver julgamentos, críticas destrutivas ou segregação mancharemos o trigo.
É mais importante julgarmos nossas atitudes , posturas , falas .
Torno a enfatizar que o joio crescendo ao lado do trigo, tem a chance de mortificar sua natureza e ser queimado para fazer-se trigo . Vai para fornalha mas deus o ressuscita trigo.
Quem de nós já não pecou , que atire a primeira pedra!
Deus quer toda terra trigo. Podemos ser os semeadores enviados por jesus para transformar joio em trigo, tranformar toda terra seca num solo regado pelas águas do espírito.
Somos chamados para sermos semeadores , ceifeiros ,solos, águas,gravetos em chamas incendiando as florestas com o fogo do espírito santo.
Torna-nos lavradores da esperança e do amor .
Para ao fim da jornada irmos para o celeiro universal , imortal .
Chegaremos então ‘a terra prometida , canaã celestial.
Num campo infinito de trigos robustos, dourados!
Aos amados irmãos ,
Mateus 13; 1 a 30
A paz do senhor
Heloisa Mitke

Nenhum comentário:

Postar um comentário