quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

História da Assembleia de Deus no Brasil


História da Assembleia de Deus no Brasil



A origem das Assembleias de Deus no Brasil
Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará em 1910 e iniciaram esta grande obra
A origem das Assembleias de Deus no Brasil está no fogo do reavivamento que varreu o mundo por volta de 1900, início do Século XX, especialmente na América do Norte. Os participantes desse reavivamento foram cheios do Espírito Santo da mesma forma que os discípulos e os seguidores de Jesus durante a Festa Judaica do Pentecostes, no início da Igreja Primitiva, conforme está escrito em Atos 2. Assim, eles foram chamados de “pentecostais”.

Exatamente como os crentes que estavam no Cenáculo, os precursores do reavivamento do Século XX falaram em outras línguas que não as suas originais quando receberam o batismo no Espírito Santo. Outras manifestações sobrenaturais tais como profecia, interpretação de línguas, conversões e curas também aconteceram.


Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren chegaram a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do Batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As igrejas existentes na época – Batista de Belém do Pará, Presbiteriana, Anglicana e Metodista - ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal. A irmã Celina de Albuquerque, na madrugada do dia 18 de junho de 1911, foi a primeira crente a receber o batismo no Espírito Santo, o que não demorou a ocorrer também com outros irmãos.

O clima ficou tenso naquela comunidade, pois um número cada vez maior de membros curiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Resultado: eles e mais dezenove irmãos acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará, onde nasceu, começou a penetrar em todas as vilas e cidades até alcançar os grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, o clero católico despertou para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante.


Ler mais: http://pbederson.webnode.com.br/

O primeiro homem batizado com o Espírito Santo no Brasil



O primeiro homem batizado com o Espírito Santo no Brasil
Manoel Francisco Dubu



Todos os assembleianos sabem que a primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo no Brasil foi uma mulher, a irmã Celina Albuquerque, que fez parte do grupo pioneiro da então denominada Missão da Fé Apostólica. Mas são poucos os que sabem quem foi o primeiro homem a viver a experiência pentecostal em Belém do Pará.

Pois bem, depois da irmã Celina, ainda duas outras mulheres foram batizadas com o Espírito e falaram em línguas: Maria de Nazaré Cordeiro de Araújo e outra irmã que deduzo ser Isabel L. da Silva, também integrante do primeiro grupo pentecostal. A quarta pessoa foi um paraibano que na época vivia em Belém e era policial militar. Na capital paraense, ele se converteu a Cristo na Igreja Presbiteriana, mas abraçou a fé pentecostal quando a obra ainda estava no início. Seu nome era Manoel Francisco Dubu.

Em 1914, ele retornou à Paraíba e passou a compartilhar a doutrina do batismo pentecostal e dos dons espirituais com os crentes congregacionais e batistas. No ano de 1918, acompanhado por outro paraibano, chamado Galdino Cândido do Nascimento, ele realizou o primeiro culto pentecostal naquele estado.

Em 1935, Manoel Francisco Dubu foi ordenado presbítero pelo conhecido pastor Cícero Canuto de Lima e durante muitos anos exerceu esse ministério na Assembleia de Deus da cidade de Campina Grande, em seu estado natal.


Ler mais: http://pbederson.webnode.com.br/

Paz...Conferencista Pb Éderson Oliveira Ler mais: http://pbederson.webnode.com.br/ Crie o seu website grátis: http://www.webnode.com.pt


Paz



       Alguém já disse que existe um espaço no coração do ser humano que somente pode ser preenchido pela Divindade. Enquanto não for devidamente preenchido, o homem sofre, sente o vazio e sente-se vazio. Portanto, o homem sem Deus é um ser vazio, que não possui no seu interior a Fonte inesgotável de amor, paz e vida abundante.
       Muitos tentam preencher esse espaço com um fim de semana alegre, mas já tiveram muitos fins de semana cheios de "alegria”, porém continuam vazios. Exteriormente, podem parecer sorridentes, felizes, de bem com a vida. Por dentro é um trapo, tal qual um "sepulcro caiado", como falou Jesus: por fora, beleza; por dentro, podridão.
       O homem foi criado para viver em paz, em paz consigo, em paz com seu Criador. O homem deseja a paz com a família, com os amigos, na comunidade em que vive. Muitos desejam, mas não a buscam, ou a buscam de forma inconveniente. Querem a paz, mas são desobedientes, não cumpridores de seus deveres para com o próximo. Querem a paz, mas se rebelam contra as autoridades constituídas, não cumprindo suas obrigações sociais. Desejam a paz, mas são infiéis na vida conjugal. Desejam a paz, mas violentam seu próprio corpo com alucinógenos. Enfim, querem paz, mas fazem guerra.
       A paz verdadeira não se consegue mediante a posse de recursos financeiros ou imobiliários. Há mais suicídio dentre a classe média alta, entre povos de elevado poder aquisitivo, do que entre os da classe pobre. Esses suicídios são gerados por depressão e desespero.
       Muitos conhecem a Palavra de Deus, porém resolvem viver no "faz de conta", enganando a si próprios com uma parafernália de objetos à sua volta. Muitos até tentam "comprar" a paz fazendo algumas boas obras, lendo a filosofia dos filósofos, confiando na própria energia, vitalidade, inteligência, ou lendo livros sobre "auto-ajuda". Ledo engano. A paz verdadeira, como uma pérola de grande valor, só pode ser encontrada na Pessoa do Senhor JESUS. Vejam o que Ele disse:

 
"DEIXO-VOS A PAZ, A MINHA PAZ VOS DOU. NÃO VO-LA DOU COMO O MUNDO A DÁ. NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO, NEM SE ATEMORIZE" (João 14.27)
 
 
"VINDE A MIM, TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS, E EU VOS ALIVIAREI" (Mateus 11.28).
 
       Jesus está convidando os que estão em depressão, os que já se cansaram de remar contra a maré da vida; os vazios de coração, os desesperançados, os pobres de espírito. Ele faz um convite e uma promessa, a promessa de Paz para o coração conturbado. Resistir ao chamado dEle significa continuar sem paz. A decisão é sua.
 


Ler mais: http://pbederson.webnode.com.br/